Agosto lilás – combate à violência contra a mulher

Aqui na Megatron, a violência contra a mulher também é pauta de informação, conhecido como agosto lilás, este é o mês em que buscamos informar sobre o combate e como identificar sinais de violência, afinal queremos auxiliar no resguardo dos direitos das mulheres. 

A violência de gênero é aquela fundada na hierarquia e desigualdade entre os gêneros masculino e feminino.  

Sabemos que a um tempo atrás, a sociedade era pautada na cultura do machismo, em que o homem era a autoridade e a mulher era vista como submissa, com isso a violência contra a mulher não contava com leis que assegurassem a segurança de suas vidas, principalmente nos casos de violência doméstica. 

O agosto lilás surgiu através da aprovação da Lei Maria da Penha, criada em 2006 no mês de agosto, medida essa tomada após a pressão de comitês internacionais quanto a posição de impunidade ou de medidas não efetivas quando o assunto eram mulheres que sofriam com as agressões e não contavam com respaldo do Estado, sendo ignoradas e vivendo com o medo de não resistirem a agressão em algum momento. 

Conseguimos reconhecer os resquícios de uma sociedade pautada no machismo e em falas, atitudes e normas sociais pautadas na visão do homem como a autoridade, os exemplos disso são as diversas piadas realizadas com mulheres no volante, com a remuneração diferenciada entre homens e mulheres, o desrespeito quando falamos de carreira profissional com as mulheres. A Megatron não poderia deixar de se posicionar e orientar como combater a violência contra a mulher. 

Conheça 5 fatos sobre o agosto Lilás e a sua criação 

  1. A lei Maria da Penha surge como reparação e visando proteger mulheres como a que dá o nome da lei, Maria da Penha sofreu violência doméstica, sendo agredida inúmeras vezes por seu companheiro na época, ele tentou assassiná-la duas vezes, a primeira com um tiro e na segunda eletrocutada, conseguindo escapar da morte, sofreu com as leis que eram vagas quando a violência doméstica era pauta, ficando expostas aos riscos de o marido na época conseguir tirar sua vida ou de uma de suas filhas. 

Com a denúncia real ocorrendo através de seu livro em 1994, com o processo ainda em aberto, que foi apresentado aos comitês internacionais para conseguir apoio, levando ainda anos para conseguir enfim a sua paz, apenas em 2002 com o Estado brasileiro sendo responsabilizado por negligência com Maria da Penha; 

  1. A lei Maria da Penha só foi sancionada em 2006, como meio de refrear a violência doméstica e familiar; 
  1. O agosto lilás foi criado como meio de celebrar o aniversário da criação da lei e buscar expandir as informações sobre ela, incentivando as mulheres que sofrem com a violência doméstica a denunciar seu agressor, contando com medidas protetivas de urgência, evitando por exemplo que o agressor não conviva mais na mesma casa que a vítima; 
  1. A mulher que sofreu com a violência doméstica tem direito a diversas assistências, como psicológico, médico, social e até o jurídico, quando a vítima é dependente financeiramente do agressor, conta também com auxílio financeiro; 
  1. A violência doméstica passa a ser um agravante para aumentar pena, não sendo possível substituir a pena com trabalhos sociais e comunitários ou multas, pautando-se na prisão do agressor. 

Considerando a urgência em resolver e retirar a vítima da situação de violência, foi criado um canal de atendimento para casos de violência doméstica e/ou familiar, o 180, contando com o apoio e que pode ser acionado tanto pela vítima, quanto por quem identificar uma mulher em situação de violência doméstica. 

“Violência crescente 

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, mostram o crescimento de casos em todos os tipos de violência contra mulheres no Brasil em 2023, incluindo ameaça, stalking (perseguição), agressões físicas em contexto de violência doméstica, violência psicológica, estupro, feminicídio e tentativa de feminicídio.” 

Fonte: Agência Câmara de Notícias 

E como funciona a denúncia?

A denúncia deve ser realizada por meio do Canal de atendimento 180, criado para atender as denúncias sobre violência contra a mulher, a denúncia pode ser realizada pela própria mulher que sofre com a violência ou por terceiros ao identificar qualquer que seja a medida violenta, seja verbal, física ou psicológica.

Não se cale, se você convive com a violência doméstica e/ou familiar, denuncie!

Tudo que precisamos é se sentir mais leve… Venha para Megatron

Sobre Nós

Automatizadores Megatron: Inovação e Segurança

A empresa preza pelo atendimento de qualidade, com suporte técnico completo, garantia estendida e assistência especializada. Seja para um pequeno comércio ou uma grande indústria, a Megatron entrega inovação e confiança, reafirmando seu compromisso com a excelência e a satisfação dos clientes.

Instagram Feed

Edit Template