Chegou o momento do Novembro Azul!
Chegou o momento da campanha que tem como prioridade em conscientizar a prevenção ao câncer de próstata, onde objetivo é dar a devida importância sobre o cuidado com sua própria saúde.
Esse movimento nasceu na Austrália, por volta dos anos 90, com um grupo de amigos que decidiram deixar o bigode crescer para ser o símbolo dessa campanha para a saúde masculina.
Tomou forma, em 2004, com o Movember Foundation Charity (junção de bigode + novembro), incentivando os homens quebrarem esse tabu e finalmente se conscientizar sobre o autocuidado e a empatia.
Por isso, o Novembro é o mês em que paramos para falar sobre algo essencial: a saúde masculina.
Por que os homens ainda negligenciam a própria saúde?
Segundo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), revelou que 46% dos homens acima de 40 anos só procuram o médico quando sentem algum sintoma. O número sobe para 58% entre os que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS).
“O levantamento mostra também que o câncer de próstata é a doença urológica que mais causa medo nos homens, entre os entrevistados:
- 58% afirmaram ter receio da doença;
- 37% de impotência sexual;
- 32% estão atentos à própria saúde”.
Tais resultados e preocupações devem-se pelas barreiras culturais e emocionais impostas são causadas pela vergonha, pelo medo, pelo possível julgamento e, principalmente, pela falta de tempo.
A saúde do homem deveria ser considerada tão fácil quanto respirar, mas durante o passar dos anos se tornou bem pior tornando-se uma forma de tabu, onde ninguém fala, ninguém comunica e só o fato de mencionar tal assunto, gera um sentimento de vergonha.
Por isso, a necessidade de quebrar tabus para cuidar de quem mais importa: você!
Realizar os exames preventivos auxilia na sua saúde, no cuidado consigo mesmo e de quem está ao seu redor.
O câncer de próstata: O que você precisa saber!
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima para este ano 71.730 casos de câncer de próstata no Brasil. Depois do câncer não cutâneo, este tipo de câncer é o que apresenta maior frequência e impacto na população masculina.
“Dados do sistema de informações sobre mortalidade do Ministério da Saúde revelam que, em 2023, ocorreram 17.093 óbitos em decorrência da doença, o que significa 47 mortes por dia”.
A princípio os sintomas são silenciosos e quando dão alerta para o cérebro que a algo errado, pode dificultar as suas chances de cura. Por isso, fique atento a:
- Micção frequente;
- Fluxo urinário fraco ou interrompido;
- Vontade de urinar frequentemente à noite (nictúria);
- Sangue na urina ou no sêmen;
- Disfunção erétil;
- Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos;
- Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés;
- Perda de peso;
- Cansaço.
Além disso, os fatores de risco composto são:
- Idade: O risco aumento com o avançar da idade, sendo no Brasil, a cada dez homens diagnosticados, nove têm mais de 55 anos.
- Histórico de câncer na família: Homens como pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.
- Sobrepeso e obesidade: Estudos recentes mostram maior risco em homens com peso corporal mais elevado.
Por isso, a importância do diagnóstico precoce, como exame de toque e PSA (Antígeno Prostático Específico) é simples e rápido com o intuito de realizar o seu check-up preventivo.
Como as empresas podem apoiar o Novembro Azul?
As empresas são um grande alicerce nessa campanha, pois elas vão além de visar os lucros, mas cuidam dos interesses dos seus colaboradores e clientes.
Para isso, quando há conscientização, há mais do que símbolo para mostrar na camisa ou ser apenas ação de marketing, sem demonstrar o valor por trás desse movimento.
As dicas práticas para adotar as ações internas neste mês aplicar um ambiente de empatia, de autocuidado e sem julgamentos:
- Palestras;
- Exames em parceria;
- Campanhas de comunicação;
- Materiais informativos, como e-mails e newsletters;
- Workshops;
- Incentivo à atividade física;
- Descontos em academias e aplicativos de saúde;
- Dia de check-up.
A Automatizadores Megatron não vê a saúde de homem como tabu, e sim como prioridade para que todos os colaboradores, clientes e entes queridos sejam cuidados e visam em primeiro lugar: sua própria saúde.
Cuidar de si é um ato de coragem
O Novembro Azul é mais do que uma campanha de conscientização, e sim um movimento para enriquecer com informações úteis, ações sociais e a preocupação genuína de estabelecer um diálogo sincero e empatia que fure a bolha em si.
Lembre-se: A saúde do homem é essencial, a atitude expressa é motivo de admiração e inspiração ao seu redor, não deve ser levado como assunto leviano ou de procrastinação.
Cuidar da sua saúde é um ato de amor e autocuidado que o primeiro passo começa por você!




